1 - A inscrição é intransferível. Para ser considerada inscrita, toda a equipe deverá ter pago as taxas estipuladas e preenchido toda a documentação no prazo fixado pela organização. Se alguma equipe deixar de cumprir as datas estipuladas estará eliminada da prova. Não será devolvido o valor da inscrição da equipe eliminada ou desistente.

2 - A hospedagem fica por conta de cada atleta. É oferecida a opção de se hospedar no Hotel Oficial do evento. Nele o atleta terá maior comodidade, pois é o local onde ocorrerá a largada e a chegada do Mountain Do.

3 - A organização oferecerá gratuitamente um DVD com imagens da prova e do evento por equipe, CD com todas as fotos do evento por equipe, simpósio festivo, almoço de premiação, camiseta, medalhão, troféus, hidratação, estacionamento pago nos postos de troca e translado de Vans e Barco na etapa Lagoa da Conceição.

4 - Qualquer situação não prevista neste regulamento será decidida pela organização.

EQUIPES

Regra 01 – As equipes serão formadas por 4 ou 8 atletas com no mínimo 16 anos de idade.

Regra 02 – Cada equipe deverá ter um monitor – maior de idade - responsável pela mesma. As equipes que forem formadas somente por atletas menores de 18 anos deverão ser acompanhadas por um monitor maior de idade que não necessariamente deve ser um dos componentes da equipe.

Regra 03 - Existem 6 categorias para a prova, são elas:

Categoria 8 atletas (Categoria aberta)
Categoria 8 atletas feminino (composta apenas por Mulheres
Categoria 8 atletas misto (Pelo menos 2 corredores do sexo oposto)
Categoria Quarteto masculino (composta apenas por homens)
Categoria Quarteto feminino (composta apenas por mulheres)
Categoria Quarteto Misto (pelo menos 1 corredor de sexo diferente)

Obs.: Caso não haja 4 equipes inscritas em uma categoria, a organização automaticamente fechará a categoria e fará a transferência das equipes para outra categoria.

As equipes na ausência de corredor inscritos, poderão participar desde que o atleta do percurso anterior ou posterior duplique os percursos da prova.

Somente poderão ter um atleta reserva previamente inscrito as categorias Quartetos. Ou seja, um atleta reserva para eventuais problemas ou estratégias de troca. As categorias Quartetos terão o percurso dividido em 4 etapas. Cada corredor deverá correr dois percursos seguidos. Ex: o atleta 1 correrá o percurso 1 e 2; o atleta 2 correrá o percurso 3 e 4; e assim sucessivamente. A distância total para cada corredor dos quartetos será em média de 18 km.

Regra 04 - O corredor substituído não poderá voltar a correr no dia da prova. O corredor reserva, ao substituir o outro corredor, deve assumir a posição daquele corredor que está sendo substituído, correndo todo seu percurso. O corredor reserva precisa se apresentar ao fiscal do posto de troca.

Regra 05 - Caso um corredor tenha problemas no meio do percurso, deverá ele mesmo ou a equipe contatar o primeiro fiscal que encontrar e solicitar a substituição (somente no caso de quarteto – atleta reserva) ou a largada do próximo atleta que estará no próximo posto de troca. A organização fará contato por rádio ou celular e multiplicará os quilômetros restantes por 8 minutos, para então largar o próximo corredor ou o atleta reserva (quarteto).

Regra 06 - O tempo máximo para término da prova é de 9.00h. Fazendo uma média de 7:40/km.

Regra 07- Existem 7 postos de troca na prova. Todo corredor deverá passar por dentro do funil montado em cada posto, para registro de sua passagem e troca de bastão.

Regra 08 - Todos os postos de troca serão fechados após multiplicados os quilômetros por 8 minutos. Em todos os percursos haverá fiscais de prova acompanhando o último colocado para fechar o posto.

Regra 09 - O uso do número com o patrocinador é obrigatório, devendo ser fixado na frente da camiseta de maneira que esteja sempre visível com a marca do patrocinador.

Regra 10 - Cada equipe levará um bastão. O bastão deve estar sempre de posse do corredor em trajeto, sendo passado para o próximo corredor, apenas dentro dos limites do funil do posto de troca. Os atletas de equipes Quarteto que correm dois percursos seguidos também devem passar sempre por dentro do funil.

ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO

Regra 11 - Todo corredor pode receber durante o percurso água ou outro suprimento de seus companheiros ou do público.

Regra 12 - Cada equipe é responsável pela hidratação e alimentação de seus atletas. Tendo em vista que alguns percursos não têm acesso para carros, a organização disponibilizará vários pontos de hidratação conforme consta no opção do site Percurso- Descrição do percurso.

PENALIDADES

Regra 13 - A equipe será penalizada com acréscimo no tempo final ou desclassificação da prova, para cada vez que for flagrado um corredor ou a equipe nas condições abaixo:

TRANSPORTE DA EQUIPE

Regra 14 – Os veículos (carros, caminhonetes ou vans) para transportes dos corredores durante a corrida serão de responsabilidade de cada equipe. Não será permitido uso de ônibus ou caminhão. O uso de dois veículos é mais vantajoso, pois enquanto um carro pega o atleta 03, o outro leva o atleta 05.

Obs. As Equipes com 8 atletas terão direito a 2 (dois) adesivos para estacionamento nos postos de troca. Já os Quartetos terão direito a 1 (um) adesivo.

PERCURSO DA PROVA

Regra 15 – Por ser uma prova entre bosque, lagos, montanhas e muitas trilhas, é imprescindível prestar muita atenção nas sinalizações específicas do evento. Mesmo assim haverá muitos fiscais de prova, além do apoio da Policia Militar, Polícia Rodoviária, Exército, Marinha e Rádio amador (Rádio Grupo Litoral). Serviço de socorro médico etc... Lembramos que embora os percursos não sejam de longas distâncias, são de alto grau de dificuldade devido à característica da prova.

Regra 16 – Caso algum atleta erre o trajeto, deverá retornar ao local onde ocorreu o erro para refazer o percurso, podendo usar qualquer meio de transporte para este retorno.

Regra 17 – Atenção! O trânsito local não será interrompido devido a grande extensão da prova. Mas será controlado em cruzamentos ou locais mais perigosos. Portanto, é de responsabilidade de cada corredor zelar por sua segurança no trânsito, procurando tomar muito cuidado ao cruzar ruas e avenidas.

Regra 18 – Haverá em todo percurso fiscais de prova e em alguns pontos, carros de apoio. Sempre que necessário solicite ajuda.

Regra 19 - Os percursos detalhados você encontra no item PERCURSO no site www.mountaindo.com.br

ALTERAÇÕES EM GERAL

Regra 20 - Se alguma equipe quiser alterar sua categoria ou qualquer outro dado, poderá fazer até data prevista na programação. Após esta data, somente com pagamento de multa de R$ 50,00 (cinqüenta reais) por alteração.

CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

Regra 21 - A equipe somente terá direito a correr a prova, após ter pago a inscrição e remetido via SEDEX a cópia do comprovante de depósito e as fichas de inscrição assinadas por todos os componentes da equipe em via original até data prevista na programação. (vale data da postagem).

Obs: Não aceitaremos inscrições via fax ou telefone

Regra 22 - A Equipe que houver pago até data prevista de pagamento, mas até dia 01/03/2008 não enviar as fichas por sedex assinadas com comprovante de pagamento anexo, pagara multa de R$ 50,00 por dia. Após dia 07 de março (data da postagem do SEDEX), fica excluí¬da da prova. Neste caso não haverá devolução da taxa de inscrição.

LARGADA E CHEGADA

Regra 23 - A Largada será dada ás 8h de sábado. A chegada acontecerá no mesmo local.
Atenção: As equipes com largadas antes das 9h, caso informem o tempo errado na ficha de inscrição, no ponto de troca 6 terá que aguardar 30 minutos até que as equipes líderes se aproximem ou ultrapassem. Este tempo esperado não se trata de punição e será descontado no tempo final da equipe para a classificação.

ENTREGA DO KIT E SIMPÓSIO

Regra 24 - A entrega do kit será feita na sexta feira, das 13h às 18h no salão principal. O mesmo deverá ser retirado preferencialmente pelo monitor da equipe.

Regra 25 - Após a entrega do kit, as 18:15h, será realizado um rápido simpósio, onde serão dadas maiores informações sobre a prova. É muito importante a participação de todos. No simpósio será oferecido um coquetel de confraternização.

COMISSÃO TÉCNICA

Regra 26 – Haverá uma comissão técnica disciplinar para dirimir quaisquer dúvidas ou problemas ocorridos no dia da prova. Essa comissão será composta por 1 membro da organização e mais 2 professores de Educação Física contratados para tal função sem vínculo com a organização.

PREMIAÇÃO

Regra 27 – Todos os corredores que completarem o percurso no prazo estipulado receberão um medalhão de participação.

Regra 28 - A Festa de Premiação acontece no domingo as 11:30h. Após a cerimônia e festa de premiação, será oferecido um almoço para todos os atletas inscritos (acompanhantes devem comprar seu ingresso até sexta às 18h na recepção do Hotel ao preço de R$ 30,00). Não serão vendidos ingressos na hora.

Regra 29 - Receberão troféus alusivos à prova todos os corredores das 3 primeiras equipes nas categoria.

Cada corredor da primeira equipe que chegar (Campeã Geral da Prova) receberá um Kit´s e presentes dos Patrocinadores.

HOSPEDAGEM E LOCAÇÃO DE VEÍCULOS

Hotel e Locação de veículos. No site, existe uma opção com empresas especializadas em alugueis de carro para esta finalidade.

LAZER

O Mountain Do está sendo organizado para você e sua família. Estamos preparando atividades de lazer e recreação gratuitas para as famílias dos atletas. Contaremos com oficinas de recreação infantil e adulto, grupos folclóricos, artistas locais e recreadores. Obs: não dispomos do trabalho de “baby siter”.

INFORMAÇÕES GERAIS

Não esqueça que o sucesso das corridas de revezamento é justamente o trabalho em equipe. Por isso é necessário programar antes da corrida qual veículo ficará responsável por pegar ou deixar os atletas. Isto não deve ser feito na última hora, para que não ocorram contratempos no percurso. O uso de dois veículos é mais vantajoso, pois enquanto um carro pega o atleta 03, o outro leva
o atleta 05.

Lembramos que a logística de prova montou um esquema com tempo de sobra pensando nos contratempos em levar o próximo atleta.